Ação concentrada realizada em frente a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Sarandi, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu teste para diagnosticar hepatites B e C, alcançando 176 pessoas. O oferece exames para outras doenças, como HIV e sífilis. Junto ao centro funciona o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), com equipe formada por enfermeiro, assistente social, psicólogo e infectologista.
A unidade funciona das 7h às 17h e oferece testes rápidos para hepatite B e C, HIV e sífilis. O agendamento pode ser feito pelo telefone. Caso o resultado do teste seja positivo, ali mesmo o paciente já é encaminhado para a realização de exames mais detalhados para o conhecimento do quadro geral.
‘’Já nos casos das pessoas que realizaram o autoteste adquirido em farmácia e tiveram um resultado positivo, é necessário realizar a validação no CTA para dar início ao tratamento também’’, afirma Emilia Angelica Silva Lima, enfermeira chefe do CTA Sarandi.
O tratamento, principalmente em casos de HIV, está disponível através do Sistema Único de Saúde. O acompanhamento é feito a cada seis meses. A unidade também oferece atendimento para pacientes que foram expostos ao vírus, sendo realizada avaliação e, caso necessário, encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Em casos de exposição fora do horário de funcionamento da unidade, o paciente pode procurar diretamente a UPA, onde será avaliado o caso para a recomendação de medicações específicas antirretrovirais.
Vale ressaltar que todo o serviço oferecido no CTA é específico e sigiloso. Agentes públicos e privados são proibidos de divulgar qualquer informação que possa identificar um paciente. Todas as informações sobre exames e tratamento são protegidas por lei.
Serviços
Centro de Testagem e Aconselhamento: rua José Bonifácio, 1034, no Jardim Independência.