quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Professores municipais de Maringá decidem por paralisação nesta quinta-feira

Professores e educadores de Maringá realizaram uma assembleia na Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira, 28, e aprovaram a paralisação das atividades nesta quinta-feira, 29, por tempo indeterminado. As escolas municipais devem estar fechadas durante todo o dia.

Está programado uma manifestação em frente a prefeitura a partir das 7h30. No local, os professores decidirão por quanto vai durar a paralisação.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), a prefeitura não está cumprindo o piso nacional do magistério. No início do ano, o Governo Federal reajustou o piso em 33,24%, e com isso, o salário foi para R$ 3.845,63.

No dia 15 de setembro, o sindicato já havia optado por um indicativo de greve, e abriu espaço para uma negociação com a prefeitura, mas não houve nenhuma procura, de acordo com o próprio Sismmar

Ainda segundo o sindicato, a prefeitura de Maringá entrou com uma medida contra a União. A juíza Vera Lúcia Feil, da 6ª Vara Federal de Curitiba, considerou a inconstitucionalidade na implementação do piso do Magistério.

No primeiro trimestre do ano, a prefeitura de Maringá reajustou o salário dos servidores em 10,6%. Com isso, de acordo com o sindicato, houve uma aproximação com o piso nacional, mas ainda há uma defasagem de 9,22% para os professores e 61% para os educadores.

Maringá possuí 3.454 professores que atendem cerca de 40 mil alunos.

Fonte: GMC