A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sarandi iniciou esta semana ações de enfrentamento das situações decorrentes do frio intenso e a queda de temperatura prevista para esta semana, voltado ao atendimento a população em situação de rua.
É importante mencionar que a população de rua possui algumas características específicas, que devem ser respeitadas e levadas em consideração. Muitos deles não desejam ir para um acolhimento, mesmo sendo ofertado constantemente.
No objetivo de proteger as pessoas em situação de rua do frio extremo, a Secretaria de Assistência Social montou um acolhimento provisório no Ginásio de Esportes Ferreirão. No local, foram disponibilizados acomodações, com colchões, lençóis, cobertores, material de higiene e limpeza, no qual estamos recebendo a população de rua para pernoitar. A entrada se inicia às 16 horas e a saída do local é na manhã seguinte. Esse acolhimento permanecerá até o término do frio intenso que nossa região está enfrentando.
Cabe ressaltar, que as atividades da Assistência Social não se limitam apenas no colhimento temporário dessas pessoas, a Secretaria de Assistência Social tem concedido kit individual de higiene pessoal para população em situação de rua. Ofertando também marmitas para todos os atendidos, café da manhã e cobertores, tanto para os que desejam pernoitar no acolhimento, como para aqueles que desejam permanecer nas ruas.
Para que toda essa ação fosse possível, contamos com a participação da Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança, da Defesa Civil e equipe de serviço de Abordagem Social.