A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue com plantio de árvores em ruas, praças e avenidas. O esforço é para repor plantas retiradas após laudo pericial sobre condições de sanidade ou risco de queda, derrubadas por ventos fortes ou simplesmente como parte do processo de manutenção da arborização. O trabalho segue atento às espécies recomendadas para favorecer o manejo e assegurar as virtudes fundamentais das áreas verdes para um ambiente urbano saudável.
O plantio de mudas na Estrada Jaguaruna é bom exemplo desse trabalho. Desde a conclusão da pavimentação dos 4,5 km da via, o processo de arborização no trecho segue contínuo. Em agosto do ano passado, por exemplo, foram plantadas mudas de Ipê para celebrar o Dia do Voluntariado. Cerca de 300 plantas foram doadas ao município pelo Instituto de Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Rotary, Maçonaria e Pastoral da criança participaram do mutirão.
A Secretaria do Meio ambiente também valoriza datas relativas ao Meio Ambiente, como Dia da Árvore. Em 2023, além da palestra ‘Árvore: faz oxigênio, faz sombra, faz falta’, para mais de 250 crianças da rede municipal de ensino, a secretaria distribuiu sementes em semáforos de avenidas e entregou mudas de Quaresmeira, Manacá e Palmeira Imperial em estabelecimentos comerciais, em mais uma parceria com o Instituto de água e Terra (IAT), órgão do governo estadual.
Outras ações de preservação de áreas verdes ou ampliação desses espaços são transversais, ou seja, é missão da gestão como um todo, considerando a importância da arborização. A Autarquia Águas de Sarandi também investe na recuperação e manutenção de espaços verdes e, em julho do ano passado, numa área de 30,7 mil metros, plantou 2,5 mil mudas de 25 espécies da flora natural, acrescentando importante mancha verde à paisagem Urbana.