O Paraná segue em alerta para tempestades nesta quinta-feira (5). A chuvarada, que trouxe transtornos à população e causou estragos em diversas cidades, é aguardada em grande volume em diversos setores do Estado e a qualquer hora do dia, de acordo com a Defesa Civil Estadual.
Desde ontem, o órgão monitora os reflexos dos temporais que atingiram o Paraná e o risco de novas ocorrências nos próximos dias. Conforme o mais recente balanço da Defesa Civil, atualizado na manhã de hoje, mais de 3.800 pessoas foram afetadas pelas chuvas, seguidas de fortes ventos. Destas, 26 paranaenses ficaram desalojados. Um total de 940 casas foram danificadas.
Ao menos 13 cidades registraram estragos em função de alagamentos e queda de granizo:
Agudos do Sul
Antônio Olinto
Cascavel
Londrina
Mangueirinha
Paula Freitas
Paulo Frontin
Pinhão
Rio Branco do Sul
São Jorge do Oeste
São Mateus do Sul
Sulina
Vitorino
O número de ocorrências pelo Estado, entretanto, deve ser maior, e será atualizado pela Defesa Civil ao longo do dia.
O Simepar confirmou que um tornado atingiu Cascavel, no Oeste do Estado, nesta quarta-feira (4). Esse foi o primeiro fenômeno do gênero registrado pelo órgão desde 1997, quando foram iniciados os registros meteorológicos.
O tornado de classificação F-2, em uma escala que vai de F-0 até F-5, deixou um rastro de destruição pelo município, com árvores caídas e casas destelhadas.
Paraná segue em alerta máximo para temporais
O monitoramento do Simepar indica que a chuva pode cair a qualquer hora do dia em várias regiões do Paraná nesta quinta-feira (5). São esperados volumes significativos especialmente em Curitiba, Litoral, parte dos Campos Gerais e Norte Pioneiro.
Na Capital, são esperados 30,2 mm de chuva ao longo do dia. A temperatura varia pouco, com mínima de 14ºC e máxima de 19ºC.
O tempo segue bastante instável no Estado, ainda em função de um sistema frontal na altura do Sul do país. Em vários setores, as chuvas ocorrem em qualquer momento do dia, com possibilidade de tempestades. A expectativa é que a precipitação seja mais expressiva entre o Leste e o Norte do Paraná”, afirma o meteorologista Samuel Braun.
No Oeste e Sudoeste paranaense, a condição de chuvas significativas como as registradas ontem é menor
Os alertas do Simepar são reemitidos à população pela Defesa Civil Estadual, que monitora o risco de temporais nos próximos dias no Estado.
“Os modelos meteorológicos estão indicando um acumulado de chuva alto para os próximos dias em várias regiões do Estado, especialmente até sábado. Então fique atento para os alertas da Defesa Civil e a evolução do quadro meteorológico”, alerta o capitão Marcos Vidal da Silva Júnior, que integra a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil