Nesta semana, uma onda de calor vai atingir o Paraná, provocando temperaturas históricas em várias cidades. O ‘calorão’ é motivado por uma grande massa de ar quente e seco que vai se expandir por todo Brasil.
Curitiba, por exemplo, pode atingir a marca de 37ºC no dia 24 de setembro. Ainda segundo o Simepar, Paranavaí, na região noroeste, pode registrar 43ºC. General Carneiro, conhecida como uma das cidades mais frias do Brasil, vai ultrapassar os 34ºC.
O pico do calor deve ocorrer entre o final da semana e o começo da próxima, entre os dias 22 e 25. “A expectativa é que as temperaturas superem os 30ºC em todas as regiões do Estado, inclusive sobre a região metropolitana. E o destaque também fica entre os setores oeste e noroeste”, detalha a meteorologista Lídia Mota, do Simepar.
São mais vulneráveis ao calor recém-nascidos; idosos; pessoas com doenças como hipertensão, renais e respiratórios; e pessoas que utilizam medicamentos como diuréticos, antidepressivos, anti-hipertensivos, entre outros.
Os sintomas de exaustão devido ao calor são transpiração, fraqueza, tonturas, náuseas, dores de cabeça e desmaios. Entre as recomendações para os próximos dias estão alimentação equilibrada, hidratação adequada e evitar a exposição direta ao sol das 10h às 16h.