Policiais que estão finalizando o curso de formação de praças da 2ª Esfaep estão reforçando a segurança de Maringá e de municípios da região. São 127 alunos que iniciaram na semana passada, o policiamento a pé na região central de Maringá e região metropolitana, como Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu e Sarandi. O trabalho é supervisionado por 20 policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar.
Após essa etapa, os novos policiais cumprirão estágio operacional, com duração de quatro meses, onde realizarão policiamento ostensivo e atendimento de ocorrências policiais. "Foi oportuno iniciarmos, neste momento, o policiamento a pé, que faz parte da grade curricular", conta o comandante do Batalhão, major Mildemberger. Ele explica que esta modalidade é indicada para áreas com grande número de estabelecimentos comerciais, fluxo intenso de pessoas e dificuldade de aplicação de policiamento motorizado.
Na Esfaep, os policiais têm aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais altamente qualificados. Além dos cursos básicos de formação, a 2ª Esfaep oferece cursos de aperfeiçoamento e especialização em áreas como policiamento comunitário, gerenciamento de crises e direitos humanos