Sarandi vai ganhar dois viadutos. A licitação para a construção das interseções foi aberta pelo DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, em dezembro, e finalizada na última sexta-feira (31). A empresa vencedora foi a Arteleste Construções Ltda, de São José dos Pinhais.
A obra foi arrematada por R$ 36.991.584,96, menor valor exequível proposto no processo de licitação. Outras cinco empresas lançaram propostas, uma foi desclassificada e as outras tinham valor mais elevado. Esse modelo de licitação não tinha valor máximo estipulado, conforme já havia explicado o secretário de Urbanismo de Sarandi, Junior Volpato.
Sarandi é dividida ao meio pela BR-376. Só é possível atravessar da região Norte para o Sul da cidade pelos viadutos próximos da Avenida Londrina, que ficam a 1,2 km de distância.
O projeto da construção dos dois viadutos prevê duas interseções que ligam as marginais da BR-376, Avenida Antônio Volpato e Avenida Ademar Bornia. As pistas serão atravessadas em desnível por dois viadutos alongados, que vão funcionar como bolsões incorporados às marginais.
Os viadutos serão construídos na BR-376, do km 181,34 ao km 182,10. A extensão será de 760 metros, nas alturas da Avenida Rio de Janeiro e Avenida Brasil.
A obra vai servir também como retorno para aliviar o tráfego de veículos na BR-376, principal ligação com Maringá.
A empresa vencedora será responsável por elaborar o projeto e executar a obra. O projeto deve ser apresentado em 4 meses e o prazo para conclusão da construção dos viadutos é de mais 8 meses, totalizando a previsão de um ano para execução da obra, financiada pelo Governo do Estado.
Fonte: cbn