Em Umuarama, foram confirmadas duas mortes pela doença no boletim desta semana. A dengue é uma doença perigosa e que tem sintomas que podem ser confundidos com doenças mais leves como gripe. O infectologista Luiz Jorge Moreira Neto reforça a atenção com os sintomas e os cuidados necessários em caso de diagnóstico.
A febre começa de repente, sem dar nenhum tipo de aviso […] começa bem alta, na casa dos 38ºC a 40ºC, junto com dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos […] a pessoa se sente muito mal, muito cansada, tem dificuldade para se alimentar, perde o apetite, começa a ter fraqueza […]. Esses sintomas duram, em geral, de 4 a 6 dias”, diz o especialista.
Sobre os casos de dengue hemorrágica, o infectologista afirma haver a necessidade de um cuidado mais próximo, principalmente nos pacientes reincidentes.
“Nos casos de dengue hemorrágica, a pessoa pode apresentar outros sintomas ou uma apresentação desses sintomas mais tardia (depois do 4º ou 6º dia). Muitos pacientes podem apresentar também problemas circulatórios, ficando desidratados, chegando até a causar sangramentos e hemorragia interna e externa; principalmente nas pessoas que estão tendo dengue pela segunda ou terceira vez. Nesses casos precisa de um cuidado mais próximo […]”, afirma Moreira Neto.
Em todo o Paraná, na última semana, foram confirmadas mais 10 mortes por dengue no estado. Ao todo, são 51 óbitos pela doença no período. O total de casos confirmados chega a 97 mil.
Fonte: GMC