sexta-feira, 13 de maio de 2022

Marqueteiro de Lula é acusado de desviar 7,5 milhões de reais pelo MP

O novo marqueteiro do pré candidato à Presidência, Lula da Silva (PT), para as eleições de outubro, Sidônio Palmeira, é acusado de enriquecimento ilícito pelo Ministério Público. Segundo o MP, Sidônio teria participado de uma operação ilegal que desviou 7,5 milhões de reais dos cofres públicos.

Sidônio Palmeira também trabalhou para Fernando Haddad em 2018. Sua carreira, porém, foi construída na Bahia, onde trabalhou para eleger e reeleger Rui Costa, o atual governador.

A informação foi divulgada revista Veja nesta sexta-feira (13/05). Sidônio é dono da Leiaute Propaganda. No ano de 2006, um consórcio liderado por sua empresa venceu uma licitação para prestar serviços de propaganda à Câmara dos Vereadores de Salvador.

Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia descobriu uma série de fraudes no negócio. Uma delas foi a de ter recebido o dinheiro e simplesmente não prestou o serviço pelo qual foi paga.

O publicitário se defende atribuindo a culpa a uma falha dos vereadores na prestação de contas. Mas a alegação não convenceu o MP que, desde 2018, pede que Sidônio devolva parte do dinheiro desviado.

“Afinal, foram milhões de reais envolvidos no Contrato e seus Termos Aditivos, comprovadamente irregulares e, ainda, pretendem os acionados serem tratados como vítimas de uma suposta imprevidência de gestores, frontalmente vilipendiados pela Auditoria do TCM e pelo Ministério Público”, relatou a promotora Heliete Viana.

A denúncia do MP está estranhamente parada há mais de quatro anos na 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Salvador, sem qualquer manifestação do juiz, a quem cabe decidir se arquiva o caso ou transforma os suspeitos em réus.

No mês passado, a promotora Nívia Carvalho protocolou um ofício dirigido ao juiz onde cobrou o andamento da ação.