quinta-feira, 19 de maio de 2022

Empresária entrega refeições de graça em Maringá: ‘Farei até quando Deus me der forças

Como se fosse uma voz humana falando no meu ouvido”. Quando ouviu esse ‘chamado’, a empresária Marilis Chagas, de 43 anos, resolveu colocar uma placa em frente ao seu estabelecimento, uma marmitaria em Maringá, informando que pessoas sem condições financeiras poderiam retirar refeições de graça.

A ação teve início desde que a marmitaria foi aberta, há cerca de quatro anos. Mas há cerca de um ano e três meses Marilis colocou a placa e, desde então, 15 a 20 refeições gratuitas são retiradas por dia.

Alguns dias a venda é menor, aí então sobrava bastante comida. Sempre teve pessoas pedindo e eu fornecia, mas um dia como se fosse uma voz humana falou ao meu ouvido que era para escrever na placa e colocar lá fora. Assim, quem tivesse receio de pedi ia ver e viria só retirar sem precisar ficar se retratando”.

Como funciona?
Basta ir até o balcão e pedir a marmita da doação. O horário de retirada é o mesmo de funcionamento da marmitaria, das 11h às 13h15. Marilis explica que qualquer pessoa pode retirar. “Geralmente quem chega para retirar a alimentação gratuita vem no mesmo horário que o cliente. Peço para aguardar um pouquinho, termino de atender o cliente é já faço a da doação”.

O cardápio é o mesmo para todos e é ela mesma que cozinha. Marilis também não faz uma quantidade extra e acaba, inclusive, deixando até de vender para garantir as doações. “A comida que eu vendo é a mesma que eu faço a doação. Se por um acaso a comida acabar e chegar alguém pedindo ou cliente eu falo que não tem mais comida”, explica.

Ela conta que há pessoas que vão todos os dias retirar a marmita gratuitamente e é permitida a retirada de mais de uma refeição em uma única vez. “Esses dias mesmo vieram duas mulheres com as crianças. Eu fiz 5 marmitas”, conta.

Marilis diz que algumas pessoas ainda se surpreendem com ações como essa. A importância, para ela, está em saciar a fome de quem não tem o que comer. “Tem tantas pessoas ou restaurantes que preferem jogar no lixo ao invés de doar para alguém que chega pedindo”, fala.

E Marilis nem pensa em encerrar as doações.

Farei até quando Deus me der forças e me sustentar financeiramente, porque tem sido dias difíceis porque está tudo muito caro e eu não tenho outra renda. É algo sentimental, está dentro de mim que fala mais alto e vou contornando para que eu não venha a encerrar as doações. É gratificante saber que alguém com a necessidade foi atendido, isso para mim é de valor imensurável. Nada paga algo sentimental. Peço a Deus todos os dias que o amor dentro de mim nunca venha a se esfriar”.

SERVIÇO – Entrega de refeições gratuitas
Local: Divino Sabor
Endereço: Rua Botafogo, 612, Vila Marumby
Funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 13h30

Fonte : GMC