quinta-feira, 17 de março de 2022

Governo publica decreto que desobriga uso de máscaras em locais abertos do Paraná; veja o que muda

O Governo do Paraná publicou, no final da tarde desta quarta-feira (16), um novo decreto que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos do estado. A medida é anunciada após a revogação da lei que tornou obrigatório, em 2020, o uso do item. Veja, abaixo, o que muda.

De acordo com o novo decreto, o uso de máscaras, para adultos, continua obrigatório apenas em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio).

Para crianças menores de 12 anos, o uso fica liberado qualquer ambiente.

Ainda segundo o decreto, fica obrigatório, em ambientes abertos e fechados, o uso de máscara facial para pessoas que apresentarem sintomas de Covid-19.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), se os números relacionados à pandemia permanecerem em queda, a comissão técnica da pasta pode analisar a flexibilização das máscaras, também, para locais fechados.

O projeto que derruba a obrigatoriedade do uso de máscaras foi aprovado na manhã desta quarta, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com menos de 24 horas de discussões e com forte articulação do Governo do Estado, autor da proposta. O projeto seguiu, na sequência, para sanção do governador Ratinho Júnior (PSD).

De acordo com informações do governo, nos próximos dias serão publicadas resoluções detalhando o uso de máscaras em locais específicos, como academias e igrejas.

Legalmente, leis municipais estão acima de decretos, mesmo que sejam estaduais. Portanto, municípios do estado que ainda tiverem legislações próprias obrigando o uso de máscaras, precisarão revogá-las para que o decreto estadual tenha efeito.

Revogação da lei

A lei das máscaras, que teve revogação aprovada por deputados e deputadas estaduais, estava em vigor desde abril de 2020.

Com a mudança, o controle de medidas restritivas sobre a pandemia da Covid-19 passou a ser exclusivo do Poder Executivo, que atuará por meio de decretos e resoluções.

A proposta do Poder Executivo chegou à Assembleia Legislativa em 9 de março, passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Comissão de Saúde e, na terça-feira (15), no plenário, a maior parte dos deputados aprovou a proposta.

A segunda votação do projeto para derrubar a obrigatoriedade das máscaras teve 45 votos a favor, cinco contrários e uma abstenção. Em seguida, os parlamentares aprovaram a flexibilização do item, também, em terceira votação e redação final.

Quando o projeto foi apresentado, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) argumentou que o Paraná registra, diariamente, diminuição contínua no número de casos e mortes pela pandemia de Covid-19

Pressão e pouca resistência
Mesmo sem tramitar em regime de urgência, o projeto teve avanço "relâmpago" na Assembleia Legislativa, com forte articulação da liderança do governo na Casa de Leis.

Na Comissão de Saúde Pública, o deputado Arilson Chiorato (PT), líder da oposição, indicou que a bancada votaria contra a proposta em plenário por entender que, antes de uma eventual aprovação, o governo precisava explicar que medidas pretendia adotar para a continuidade do controle pandêmico.

Por outro lado, o governo, por meio do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), argumentou desde o início da tramitação que o Executivo emitiria, tão logo a sanção acontecesse, medidas restritivas equivalentes ao momento de pandemia que o estado enfrenta.

Nesta quarta, antes do início das votações em plenário, havia a expectativa da apresentação de emendas por pelo menos sete parlamentares, mas uma intervenção do governo com os autores travou os documentos para garantir celeridade na aprovação.

A garantia do governo para que os pedidos não fossem protocolados, de acordo com o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), foi que o governador Ratinho Júnior atenderia as demandas de deputados na publicação do novo decreto. Entre os pedidos estava a retirada de uso de máscaras em templos religiosos, academias e escolas.

A bancada da oposição protocolou, antes do término da sessão desta quarta, um requerimento ao governo pedindo a publicação, em menos de 48 horas, de novas medidas de restrição no estado frente à revogação da lei das máscaras.

Covid no Paraná
Desde o início da pandemia, o estado registrou 2.378.810 casos de coronavírus, 42.511 pessoas morreram vítimas da doença e 2.004.619 pacientes se recuperaram.

O levantamento da secretaria informa que todas as 399 cidades do estado possuem pelo menos um caso confirmado de coronavírus e uma morte