sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Bolsonaro ignora ordem de Moraes para depor

Presidente da República Jair Bolsonaro decidiu ignorar a decisão do ministro Alexandre de Moraes e não comparecer ao depoimento marcado para esta sexta-feira (28/01), às 14h, na sede da Polícia Federal

A decisão de Moraes, que é mais uma tentativa de interferência e quebra na harmonia dos poderes, é considerada abusiva pelo Planalto.

Bolsonaro foi intimado a prestar esclarecimentos na sede da PF, como parte do inquérito sobre um suposto vazamento das investigações do ataque hacker ao TSE.

O presidente pretende, porém, reagir ao abuso de Moraes dentro da lei e vai recorrer da decisão pedindo apreciação do plenário do Supremo.

Bolsonaro aguarda um posicionamento do plenário do STF ou de Alexandre de Moraes sobre o recurso impetrado pela Advocacia Geral da União (AGU). Isso será comunicado tanto ao ministro Alexandre de Moraes quanto aos integrantes da Polícia Federal responsáveis pela investigação.

Para a AGU, o STF ainda não consolidou entendimento relacionado a depoimento de presidente da República e, além disso, enfraqueceu a tese da condução coercitiva. No entendimento da AGU, faz com que um presidente da República não seja obrigado a ir depor presencialmente na sede da PF.

A intenção de Alexandre de Moraes é humilhar e desgastar a imagem de Bolsonaro no ano eleitoral