sábado, 20 de janeiro de 2024

Pedágio no Paraná tem data definida para voltar a operar; veja valores e locais das praças

 Diretores do Grupo Pátria, que controlam a concessionária de pedágio Via Araucária, estiveram na última quarta-feira, 17, na sede da Prefeitura de Curitiba para apresentar o plano de ação para as estradas da região de Curitiba e interior. A Via Araucária estima gerar mais 800 empregos diretos até o início da operação do pedágio, que começa no dia 26 de fevereiro. Existem vagas para operadores de pedágio, atendimento ao cliente, técnicos de obras, motoristas, entre outras. 


Os diretores foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca, pelo vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, e pelos secretários Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e Ippuc) e Rodrigo de Araújo Rodrigues (Obras Públicas).

“Recebo com muito entusiasmo essas propostas de melhorias para as estradas da nossa região. O Brasil e o Paraná não podem prescindir de estradas modernas para o escoamento da produção e o deslocamento seguro dos cidadãos”, disse Greca.

A via Araucária vai controlar o pedágio do Lote 1 das concessões rodoviárias do Paraná, um trecho de 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. Durante o encontro, o diretor-presidente da Via Araucária, Sérgio Santilan, que estava acompanhado do diretor-financeiro, Gilson Carvalho, e do coordenador institucional, João André Sarolli, explicou que a previsão é de que a concessionária do Lote 1 invista R$ 7,9 bilhões nas obras.

As melhorias e manutenção serão realizadas em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. A ideia é investir 75% do montante nos primeiros sete anos do contrato, entre 2024 e 2030.

Entre as obras previstas, estão a implantação de 344 quilômetros de duplicações, onde está contemplado o trecho Curitiba-Campo Largo, da BR-277. Além disso, prevê implantar 215 km de faixas adicionais, 32 km de vias marginais, 27 km de ciclovia, 63 viadutos e trincheiras, além de passarelas, passagens de faunas e outras obras.


Será criado também um sistema de radiocomunicação, com implantação de torres de rádio, totens de atendimento nas bases operacionais e um Centro de Controle Operacional (CCO).


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, conforme previsto no edital de concessão do Lote 1 do Paraná, a Via Araucária iniciará as operações e prestação dos serviços nos trechos 30 dias após a assinatura do contrato. A cobrança das tarifas somente ocorrerá após a revitalização completa das praças de pedágio já existentes e a vistoria técnica da Agência. Ressalta-se que a concessionária já deu início aos serviços pré-operacionais do sistema rodoviário, incluindo a restauração das estruturas prediais, a implantação de sistema de comunicação operacional, a melhoria da sinalização de trânsito, entre outros. Neste momento, ainda não é possível prever quando se dará início ao pagamento das tarifas, uma vez que depende da etapa de recuperação das estruturas.

Quanto à assinatura, o cronograma do edital do Lote 1 do Paraná estabelece até 26 de janeiro como data para o trâmite. A data, o horário e o local de assinatura serão divulgados em breve”.

Pedágios no Paraná: Lote 2

O segundo lote das concessões rodoviárias do Paraná também já foi a leilão, arrematado pelo Grupo EPR que fará a gestão de 605 quilômetros de estradas nas regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. A previsão é de que assinatura do contrato seja feita em fevereiro.

Lotes 3 e 6 

Durante uma coletiva de imprensa realizada dia 10 de janeiro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que os lotes 3 e 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná devem ser leiloados ao longo de 2024. O lote 3 inclui trechos das BRs-369, 373, 376 e das PRs-170, 232, 445 e 090, enquanto o lote 6 engloba as BRs-163 e 277 e as PRs-158, 180, 182, 280 e 483. 

Lotes 4 e 5

O cronograma de concessão para os lotes 4 e 5 dos novos pedágios do Paraná são os que incluem rodovias da região noroeste e os que mais atingem a região de Maringá. Ao GMC Online, em dezembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou os lotes 4 e 5 estão em fase de elaboração, com previsão de lançamento de edital e de leilão em 2025.

Vale reforçar que o cronograma leva em consideração todos os trâmites do projeto, desde os estudos para a modelagem, a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) até a publicação do edital pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que define a data do leilão. Por esse motivo, são previsões, e podem ser alteradas de acordo com a complexidade e as especificidades de cada projeto”.