sexta-feira, 27 de novembro de 2020

BRUCE LEE 80 ANOS

Bruce Lee foi um artista de origem chinesa, famoso pelas habilidades em artes marciais e por seus filmes em Hollywood. Por meio de sua arte, Lee conseguiu destaque no cinema e, assim, tronou-se um dos lutadores mais influentes do século.

Além disso, o artista se tornou referência para o povo chinês. Isso porque utilizou a luta e sua fama para representar a China e seu orgulho nacional.

Graças à sua popularidade, por exemplo, filmes de artes marciais típicos de Hong Kong conseguiram alcançar um novo patamar, incluindo mais espaço em Hollywood.

Bruce Lee nasceu em 27 de novembro de 1940, em São Francisco (Califórnia). Filho do chinês Lee Hoi-Chuen com a chinesa-alemã Grace Ho, Lee nasceu enquanto os pais estavam viajando com uma companhia de ópera. Aos três meses, então, eles voltaram para Hong Kong.

Em cantonês, seu nome era Jun Fan (São Francisco revigorado), mas ele recebeu o nome ocidental durante o nascimento.

Quando tinha 14 anos, durante a escola secundária, Lee passou a representar a instituição em competições de boxe interescolar.

Msis tarde, aos 19 anos, ele acabou se envolvendo em uma briga com um filho de um integrante da Tríade, perigosa gangue local. Assim, para garantir a segurança de Bruce, seu pai o enviou para viver nos Estados Unidos.

Bruce Lee chegou nos EUA para morar com um amigo de seu pai, com US$ 100 no bolso. Depois de um tempo morando em São Francisco, acabou se mudando para Seattle, onde completou o ensino médio.

Formado, Lee passou a estudar filosofia na Universidade de Washington. Foi lá, inclusive, que ele conheceu sua futura esposa. Lee se casou com Linda Emery em 1964 e teve dois filhos (Brandon Lee, em 1965, e Shannon Lee, em 1969).

Foi também durante a década de 60 que Bruce Lee começou a sua carreira de ator nos EUA. Ele ganhou muito destaque por interpretar Kato na série Besouro Verde. A série foi ao ar entre 1966 e 1967 e chegou a ser exibida em Hong Kong, com o nome The Kato Show, em homenagem a Lee.

Logo após a estreia na TV, o ator começou a ganhar espaço em mais produções, mas não ia muito além de papéis secundários. Dessa maneira, se frustrou com a falta de espaço e decidiu voltar para Hong Kong. Graças à fama conquistada com Besouro Verde, Lee começou a fazer filmes e viu sua carreira decolar.

Fora das câmeras, Bruce Lee enxergava as artes marciais como um meio de desenvolver a saúde moral e espiritual. Desde cedo, ele aprendeu fundamentos de Tai Chi Chuan com seu pai e carregou consigo os princípios aprendidos.

Durante a adolescência, Lee começou a treinar no Wing Chun com o mestre Yip Man. No entanto, sua maior influência foi o mestre Wong Shun-leung.

Depois que aprendeu todo o Wing Chun e já estava nos EUA, Lee começou a criar um sistema próprio de artes marciais.

Bruce Lee morreu em 20 de julho de 1973, por edema cerebral. Ele estava em Hong Kong, discutindo planos para seu novo filme quando começou a sofrer com dores de cabeça e tomou um analgésico. Algumas horas depois, foi tirar uma soneca e não apareceu para o jantar.

Um médico chegou a ser chamado, mas nem mesmo dez minutos de tentativa de reanimação foram suficientes para recuperar Lee. Quando o artista chegou ao hospital, já estava morto. O cérebro de Bruce Lee chegou a inchar de 1.400 para 1.575 gramas.

Existem teorias que apostam que Lee teria sido morto pela Tríade. Além disso, existe quem acredita que o edema tenha sido resultado de uma relação alérgica à maconha. Ainda que a alegação seja controversa, é fato que vestígios da planta foram encontradas em seu corpo na autópsia.