domingo, 15 de maio de 2022

Violência não para de crescer no Chile e até a casa da ministra da Defesa é assaltada

A escalada da violência no Chile não para de crescer. O aumento da criminalidade, tanto em número como em gravidade, são reconhecidos pelo próprio governo socialista de Gabriel Boric. O momento que é considerado “o pior momento de segurança desde o retorno à democracia“, pelo próprio subsecretário de Prevenção do Crime, Eduardo Vergara, não tem poupado nem as autoridades do governo socialista que está no poder no país.

A própria ministra da Defesa do Chile, Maya Fernández Allende, teve sua residência assaltada na noite de sexta-feira (13/05). Maya comanda a pasta que reúne as forças armadas do país. Além do episódio com a ministra, um dos seguranças do presidente Gabriel Boric recebeu um tiro em outra ação criminosa em Santiago.

A ministra é neta de Salvador Allende, o ex-presidente socialista que se suicidou em 1973 e foi sucedido pelo regime militar de Augusto Pinochet (1973-1990). Ela não estava em sua residência no momento do assalto, mas os criminosos agrediram seu filho e ameaçaram seu marido.

Ocorreu um assalto no imóvel da ministra da Defesa, onde se encontravam o seu marido e um de seus filhos. Como resultado deste crime, sujeitos desconhecidos levaram dinheiro e também um veículo“, revelou o chefe de polícia Jean Camus.

Também na sexta-feira, um dos seguranças da equipe do presidente socialista Gabriel Boric foi assaltado e recebeu um tiro no braço, quando se encontrava dentro de um veículo oficial da Presidência.

O sargento dos Carabineiros estava sozinho no veículo e retornava ao palácio presidencial La Moneda para deixar o veículo. Os elementos o abordaram e o teriam conduzido para uma localidade na zona norte de Santiago. Ele recebeu um tiro, e foi deixado em uma rua. Os criminosos fugiram com o automóvel.

“Devemos redobrar o nosso compromisso com a segurança e aumentar os níveis de eficiência para enfrentar a criminalidade no Chile“, afirmou o subsecretario Vergara neste sábado (14/05

GUINADA À ESQUERDA E VIOLÊNCIA
O cenário de violência tem sido visto em diversos países da América Latina. Enquanto no Brasil o número de homicídios tem caído desde 2017, o quadro é muito diferente nos vizinhos. A escalada da violência nesses países coincide com recentes mudanças políticas.

A chegada do radical Gabriel Boric ao poder no Chile foi mais um capítulo da guinada da esquerda radical no continente. Os socialistas já controlam grandes países como a Venezuela, o México, a Argentina e o Chile. E Lula da Silva, que não esconde mais seu discurso radical, pretende voltar à Presidência do Brasil.